quinta-feira, 7 de julho de 2011

Série Wanessa: O sonho pela música e as razões do preconceito


Neste mês, como explicado aqui, entre outros assuntos que porventura surgirem, o Andarilho estará fazendo um panorama histórico da carreira de Wanessa.
No post de hoje, vamos acompanhar o início da carreira da cantora. Mas, para isso, precisamos voltar um pouco no tempo, afinal, para alguém decidir escolher a música como profissão, deve existir algumas motivações. Então, seguimos.

Se existe gente que nasce em "berço de ouro" por ter sido criado em família abastada, podemos dizer que Wanessa nasceu num "berço de música". Mesmo sem dinheiro, a família Camargo respirava musicalidade desde gerações passadas.

Francisco, avô da garota, sempre foi um apaixonado por música e fez de seu filho, Mirosmar, mais conhecido como Zezé di Camargo, um verdadeiro cantor. Antes de montar a dupla com seu irmão Luciano, Zezé já cantava e vivia numa situação de plenas dificuldades financeiras. Nessa época, Wanessa já era nascida.
Foi somente com oito anos, depois de ouvir muito seu pai cantar e de presenciar diversas aulas de canto que ele ministrava a seu tio Luciano, que a garota pode vivenciar uma realidade distinta da vivida até então: sua família, com "É o Amor", passou a ser conhecida. Veio a fama, a mudança de status social e o crescente desejo de cantar.

Ainda criança, Wanessa participou, em São Paulo, de um musical, chamado "Miausical", adaptação da peça americana "Cats". Anos mais tarde, com o sequestro do seu tio, Zezé mandou a família para os Estados Unidos, para que vivessem em segurança por certo tempo. Lá, Wanessa completou sua fase colegial numa escola que tinha diversas aulas extras de arte. E entre todas as formas de arte, a garota escolheu a música. Essa escolha possibilitou a Wanessa fazer parte de um coral que se apresentaria em palcos importantes nos Estados Unidos, como a Disney.
Não demorou muito para vir o desejo do primeiro CD. E saiu, em 2000, com sucessos como "O Amor Não Deixa", "Apaixonada Por Você", "Eu Nasci Pra Amar Você" e "Eu Posso Te Sentir".
Até aquele momento, não havia ninguém que fizesse esse tipo de música, além dos também filhos de sertanejo Sandy & Junior. Imediatamente vieram as comparações, cobranças, críticas e deboches.


Wanessa era colocada no mesmo patamar da outra dupla de mesmo estilo e de família criada na música. Mas esqueciam-se que, enquanto esta estava apenas começando e buscando ainda um estilo próprio, a outra já havia tido tempo de achar o que queria, já tinha anos de experiência, inclusive os pais tinham mais estrada. Ao contrário de Wanessa, a dupla de irmãos teve a oportunidade de errar e cantar músicas não tão artísticas, por assim dizer; porque eram crianças e, por isso, a cobrança nunca fora tão pesada.

Wanessa precisava ser igual: estar certa do que queria, cantar somente músicas acertadas artisticamente e ter as mesmas técnicas vocais de qualquer pessoa com anos de estrada. Pra quem não gostava nem da dupla, nem de Wanessa, restou o rótulo de "brega" e "caipira", além de ser acusada de fazer carreira em cima da fama do pai.
Wanessa participou de um Domingo Legal, programa então apresentado por Gugu Liberato, no SBT. Ao vivo, inesperadamente, e de improviso, ela foi convidada a cantar uma música sua com Ivete Sangalo. Tentando, na hora, as duas, fazer um arranjo vocal para a música, o resultado foi um fiasco. Ivete não foi criticada por isso. A crítica caiu duplamente para Wanessa: a breguinha, além de cantar mal, fez Ivete desafinar.

De outras correntes, veio outra crítica: a de querer copiar. Wanessa foi acusada de querer copiar Sandy (isso foi exaustivamente falado), Shakira e até Britney Spears. Mais tarde, disseram que ela queria copiar Mariah Carrey e Shania Twain. Além das comparações que, ao longo da sua carreira, foram sendo ditas. Mas isto é assunto para mais adiante.

Com essa exaustiva cobrança, de um desempenho perfeito, começaram a surgir críticas que nem estavam ligadas com o trabalho artístico de Wanessa: a cantora era taxada de gorda, depois de ex-gorda, depois de magricela demais. Em seguida, veio a fama de rebelde e de querer se achar.

Tudo estava incutido no preconceito de grande parcela da população que nem conhecida o trabalho de Wanessa, mas por avaliá-la somente através de comparações, acabavam por não gostar dela. E, claro, a mídia de fofoca, principalmente, era a principal protagonista na divulgação de todo esse tipo de críticas e cobranças.
De tudo isso, é possível chegar a conclusões fáceis: KLB, trio de irmãos cujo pai é um importante empresário, que financiou a carreira dos filhos, acabou. É a prova que dinheiro não compra uma carreira.

SNZ, filhas da cantora Baby Consuelo e do guitarrista Pepeu Gomes, e Pedro & Thiago, dupla de primos formada pelos filhos de Leandro & Leonardo, surgiram, todos, na mesma época que Wanessa. E já não existem. É a prova que ser filho de gente famosa também não garante futuro na carreira musical.
Wanessa buscou melhorar e deu tempo ao tempo para conquistar tudo aquilo que precisava ser aprimorado: sua voz, seu estilo musical, seu público. O que veremos a seguir é um vídeo que mostra a capacidade que a jovem, ainda com 17 anos, já tinha. Na época só faltava rumo, objetivo. Talento, é inegável, ela tinha. Hoje, obviamente, está muito melhor.

E, claro, vamos relembrar o primeiro sucesso de Wanessa.

Nenhum comentário: